terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma ideia na cabeça



Chapéu Antigo 03

Se a inspiração veio dos pássaros ou se da constatação de que, para chegar em algum lugar, é preciso pensar, tanto faz. O fato é que logo os humanos perceberam que uma parte fundamental de suas pessoas estava naquela esfera situada em cima do corpo. Foi aí que decidiram tornar essa parte mais harmoniosa e bela, cobrindo-a de plumas multicoloridas, pedras brilhantes e metais preciosos.

Afinal, é da cabeça, por meio dos sentidos, que se chega ao mundo, com suas paisagens, cheiros e ruídos. Alguns se deram conta de que era dali também que provinham as reflexões, as idéias e os trocadilhos. E foi assim, “usando a cabeça”, que a civilização se desenvolveu. Quer dizer, nem sempre: infelizmente, tem muita gente que prefere pensar com o bolso. Mas essa é outra história.

Chapéu Antigo 04Uma cabeça descoberta é como uma rainha sem coroa e um pajé sem cocar. Os Césares, imperadores romanos, quando voltavam vitoriosos de suas conquistas, desfilavam pela Roma antiga com uma coroa de folhas de louro. Na mesma época, Cristo receberia uma coroa de espinhos. Para o bem, para o mal, adornar a cabeça é reconhecer que dependemos dela.

No passado, a cabeça descoberta era falta de polidez ou atestado de baixa condição social. Atualmente, cobrir a cabeça é um símbolo de personalidade. Pois, nos dias de hoje, requer ousadia e originalidade. Ninguém tem e stilo com a cabeça descoberta. Portanto use e abuse de bonés e assessórios. Além do mais, como dizia aquela que eu não canso de citar (guess who?), nunca tema parecer vulgar, mas sim entediante.

Beatrice - Chapeu 03

Beatrice - Chapeu 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...