quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tipos de sapatos




As mulheres construíram - e continuam construindo - modas e mitos em torno do sapato, apaixonando-se por sandálias e botas, saltos altíssimos e sapatilhas. Os sapatos formam um capítulo à parte na história da moda e do glamour.
Os calçados são tão valorizados que foram divididos em categorias que facilitam a compreensão da ocasião em que devem ser usados e do valor que eles têm. Com essa divisão surgiram vários nomes e estilos.

Você conhece todos eles? Vamos relatar alguns os tipos aqui para que não reste nenhuma dúvida!


1. SCARPIN













Por definição, o Scarpin é o calçado que esconde os dedos do pé e é fechado na parte de trás. Ele pode ter bico fino, arredondado ou quadrado. Seu salto tem altura mínima de quatro centímetros e se ultrapassar dez, passa ser chamado de stiletto.







2. PEEP TOE













Os Peep Toe são sapatos abertos na ponta, que mostram pelo menos um dos dedos. A expressão vem do inglês "peep", que quer dizer começar a aparecer, e "toe", que quer dizer dedo.








3. ANKLE BOOT













Ankle boot são botas de cano curto, geralmente na altura dos tornozelos e às vezes um pouco abaixo.








4. CLOG













Clog significa tamanco em inglês. São altas plataformas de madeira, que podem ser vazadas ou não, e apresentam diferentes formatos.







5. SAPATILHAS















As sapatilhas, também conhecidas como flats, são sapatos sem salto e que têm ou não a ponta fechada. O bico pode variar entre fino, redondo, quadrado e até peep toe. Garantem um look elegante e ao mesmo tempo confortável.






6. GLADIADORAS













As sandálias também receberam classificações, o modelo gladiador tem tiras que envolvem as pernas, no geral até a altura do tornozelo, mas existem modelos que vão até a canela ou o joelho.





7. RASTEIRINHA















Outro modelo de sandálias é a famosa rasteirinha, ou sandália rasteira, que tem tiras que prendem no dorso do pé e não possui salto alto.





8. MOCASSIM















O mocassim, conhecido também como drive, foi inicialmente criado para ser um sapato para dirigir, daí vem o termo drive. É um sapato extremamente confortável e elegante. O mocassim comum se diferencia do mocassim tradicional por ter pequenas tiras de borracha nas solas.





9. MEIA PATA














Meia-pata é a plataforma que sustenta a parte da frente do sapato e tem um salto não tão fino logo atrás. Ele é quase um meio termo entre a plataforma Anabela e o salto agulha (não tão pesado quanto o primeiro, nem tão leve quanto o segundo). Geralmente essa plataforma tem de 3 a 5 cm.




10. ANABELA














Lançado na década de 30, a Anabela é um sapato com sola em formato de cunha, ou seja, são solados estilo plataforma mais estreitos. O modelo tem variações de altura, mas proporciona conforto à coluna, visto que o peso fica mais distribuído.




11. ESPADRILHA














O modelo mais moderno e atual de sapato de verão é o Espadrilha. Com origem espanhola e portuguesa, sua característica é um solado de corda trançado e costurado a um tecido resistente. Existem modelos com saltos bem femininos e modelos mais casuais, sem salto.





12. OXFORD














Essencialmente masculino, o sapato Oxford ganhou versões especiais e foi parar no guarda-roupa feminino, se transformando em uma tendência que se firmou. Anunciada há quase dois anos, essa tendência foi motivo de polêmicas e discussões, mas finalmente já desfila nos pés de muitas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...